25 de setembro de 2012

A CONSULTA MÉDICA HOMEOPÁTICA





A consulta homeopática é diferente da alopática, pois leva em consideração o indivíduo como um todo. O roteiro para tomada dos sintomas pode envolver perguntas estranhas principalmente para quem não pode perder tempo para uma autoavaliação.
Veja exemplos :
1.    Em relação ao horário, que parte do dia, tarde, noite os seus sintomas aparecem?
2.      As mudanças climáticas, sol, vento, chuva, umidade, golpes de ar, lugares quentes e fechados influenciam os sintomas?
3.      Existe relação de movimento ou repouso com os sintomas. Eles pioram ou melhoram ao exercitar-se, no início do movimento, após mover-se, subindo, descendo?
Em pé, sentado, deitado, deitado de lado, agachado pioram ou melhoram os sintomas?
Observe os estímulos externos. O tocar, apertar, a claridade, os barulhos, música, conversa, odores; etc.
4.    Em relação às refeições, antes, durante, e após. Alimentos frios, quentes, engolir sólidos, líquidos, em seco. Desejos, aversões, e intolerância aos alimentos ácidos, gorduras, sal, salgados, doces, açúcar, vegetais, leite, ovos, carne, queijos, cebolas, álcool, café, chá, drogas, etc.
 Em relação à sede, qual a quantidade, freqüência, temperatura dos líquidos para beber;
5.    Observe seu sono. Tem dificuldades para dormir? Qual o tipo de sono? E o estado de humor, antes, durante, ao acordar, posição para dormir de lado,de bruços,de costas.Os sonhos,quais foram os mais marcantes,os que mais se repetem,os pesadelos?
6.    Em relação à menstruação, quais sintomas aparecem antes, durante, e depois; aspecto, regularidade, duração, quantidade do fluxo, etc.
7.    Em relação à transpiração, quais os locais de transpiração, a temperatura quando transpira mais, a cor do suor, etc.
8.    Com relação a vida sexual relato das dificuldades,abstinência etc.
9.     Com relação às eliminações, evacuações, diurese, corrimentos. Observar freqüência, aspecto e dificuldades para eliminar.
10. Inseguranças, ansiedades, medos são muito importantes assim como alterações de temperamento, situações de stress que alteraram a vida,sensações estranhas,alterações de concentração e memória ,etc. Se bem nítidos,os sintomas mentais são do maior grau de importância na prescrição homeopática.
A mente é a mais alta forma de atividade celular e as alterações nela decorrentes são sempre individuais.
11. Não devemos esquecer os sintomas estranhos, raros e peculiares que HAHNEMAN falou.Exemplos desses sintomas seriam febre sem sede ,emagrecimento com apetite excessivo,calafrios com agravação pelo calor,etc.
12. A consulta é complementada com avaliação dos sintomas clínicos comuns a qualquer consulta alopática e só ai é feito o exame físico pelo médico assistente.                                         
                                                        

                                                           Dr.José Roberto Miglioli