3 de dezembro de 2015

Juramento de Hipócrates


Encerrando o ano vamos ler o que nos diz Hipócrates ''O Pai da Medicina'' :

Eu juro por Apolo-médico-por Esculápio,Higéia,Panacéia e por todos os deuses e deusas que,de acordo com minha habilidade e julgamento,cumprirei estes compromissos:
Respeitar quem me ensinou esta arte como se fora meu pai.Repartir com êle meus bens e suavizar suas necessidades se for necessário.Olhar para seus filhos como se fossem irmãos.
Pelo preceito,leitura e qualquer outro modo de instrução,darei conhecimento da arte aos meus próprios filhos e a meus mestres,se quiserem aprendê-la,sem retribuição,nem condição de espécie alguma bem como a qualquer colega ligado por compromisso e juramento,conforme a lei da Medicina.
Seguirei aqueles regimes que,de acordo com minha habilidade e julgamento,considerar benéfico aos meus doentes e me absterei de tudo que for nocivo e deletério.Não darei venenos mortais a ninguém,mesmo que seja instado,nem darei a ninguém tal conselho e,do mesmo modo,não darei às mulheres pessário para provocar aborto.
Viverei e praticarei minha arte com pureza e  santidade.Qualquer que seja a casa em que penetre,lá irei em benefício dos doentes e abster-me-ei de qualquer ato de maldade ou corrupção e ainda de sedução de mulheres e homens.
Tudo aquilo que tenha ou não relação com a pratica da minha profissão,ver ou ouvir da vida dos homens que não deva ser divulgado,não divulgarei,respeitando tudo aquilo que deva ficar secreto.
Enquanto conservar sem violação este juramento,que me seja concedido gozar a vida e a prática da arte,respeitado por todos os homens,em todos os tempos.Que outro seja o meu destino se transgredir ou violar este juramento.
                                      Veja abaixo o Juramento de Hipócrates em grego