31 de julho de 2011

Sindrome de abstinência alcoólica

A síndrome de abstinência alcoólica é um quadro grave que aparece pela diminuição ou parada na ingestão de bebidas alcoólicas, após um período de consumo intermitente.
A síndrome tem início mais ou menos 8 horas após a parada da ingestão de álcool e  os sintomas são: tremores nas mãos, insônia, alterações na  concentração e memória, inquietude, irritabilidade e distúrbios gastrointestinais, chamados de abstinência leve.
Cerca de 5% dos que entram em abstinência leve evoluem para um quadro grave chamado de  '' DeliriumTremens '' com alterações na percepção incluindo alucinações auditivas, visuais, tácteis e olfativas. Além disso apresentam  febre, tetania, tremores, transpiração abundante com perda de líquidos e eletrólitos.
O comprometimento cardiorespiratório, hepático e renal, complicam mais a situação do doente, que evolui para coma e choque circulatório e, por fim, a óbito se não tratado em emergência hospitalar.
O alcoolismo é um dos mais graves problemas de saúde pública mundial. 10% da população adulta brasileira consomem bebidas alcoólicas abusivamente e as consequências estão aí!!











14 de julho de 2011

Tabagismo

Atualmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo é considerado uma pandemia.

A fumaça do cigarro apresenta substâncias tóxicas que atingem os mais diversos órgãos, causando hipertensão arterial, insuficiência coronariana (infarto), acidente vascular cerebral, câncer de pulmão, bôca, laringe, esôfago, estômago e outras afecções como o enfisema pulmonar, arteriopatias, impotência sexual, etc..

Estatisticamente sabemos que o cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, 80% dos enfisemas, 25% dos infartos do miocárdio e 40% dos derrames.

QUATRO MILHÕES DE PESSOAS MORREM POR ANO POR CAUSA DO CIGARRO!!

Tratamentos propostos: goma de nicotina, skin paches, bupropiona e isoterápico de nicotina.

Para quem tiver interesse, acesse:


11 de julho de 2011

Ritalina, a droga do momento.

O cloridrato de metilfenidato, cujo nome comercial é Ritalina, nunca foi tão receitado às crianças com TDAH, antiga disfunção cerebral mínima ou transtornos por déficit de atenção e hiperatividade.

Essa medicação apresenta inúmeros efeitos colaterais desde nervosismo e insônia até quadros neuropsiquiátricos graves.

Outras alterações incluem anorexia, vertigens, arritmias cardíacas, dor abdominal, e para crianças emocionalmente instáveis, doses cada vez maiores causando dependência e quadros psicóticos. A abordagem apenas farmacológica aparentemente parece encurtar o caminho para o tratamento dessas crianças, que por comodidade, são subavaliadas por médicos e psicopedagogos acarretando prejuízos irreparáveis em sua evolução.

Esses fatos só ocorrem quando se leva em conta apenas a fotografia do indivíduo doente, deixando de lado o filme de sua vida.

Existem também outras alternativas que a nosso ver podem ser usadas como as técnicas de psicoterapia associadas ao tratamento homeopático, a fim de enfocar a criança como um ser único e individualizado visando o equilibrio da Energia Vital.

Aos que não se tratam com Homeopatia

Entre os não versados em homeopatia, existe uma confusão achando que os médicos homeopatas são contra a medicina convencional.

Pergunta-se: A homeopatia é contra ou a favor da cirurgia, das vacinas, da medicina preventiva e assim por diante?

Em primeiro lugar, a homeopatia admite que se deve sempre que possível remover a causa do sofrimento.

Evidente que se o caso é de cirurgia não há outra saída!!!

Muitas vezes, no pré e pós-operatório, o uso da homeopatia é muito benéfico ao paciente, como no caso de determinadas cirurgias plásticas estéticas em que Arnica Montana é usada até por alopatas.

Quanto a medicina preventiva somos absolutamente a favor da vacinação desde que seja feita com critérios ditados pelo Ministério da Saúde.

Além do mais, o uso de homeopatia exerce uma ação profilática e os sintomas são, por assim dizer, antecipados. Um bom exemplo seria a irritabilidade, agressividade e outros distúrbios do comportamento de uma criança antes de uma afecção grave.

Em resumo, a homeopatia só acrescenta ao arsenal terapêutico da medicina convencional. Uma pena que muitos médicos não a utilizem por puro preconceito.

4 de julho de 2011

O VERDADEIRO MÉDICO

''Escolhei de preferência um médico que jamais se mostre grosseiro, que nunca se irrite, salvo à vista de uma injustiça; que não desdenhe de pessoa alguma, salvo os lisonjeadores; que tenha poucos amigos, mas por amigos, homens de coração; que deixe aos que sofrem a liberdade de se lastimarem; que jamais emita uma opinião sem prévia reflexão; que escreva poucos medicamentos, a maioria das vezes um unico, e em substância; que viva modestamente e retirado, afastado do ruído da multidão; que não dissimule o mérito de seus confrades e não faça auto-elogio; enfim um amigo da ordem, da tranquilidade, um homem de AMOR e CARIDADE."

''Antes de escolherdes um médico observai como êle se comporta com os doentes pobres e se, em seu gabinete, quando esta só, se ocupa com trabalhos sérios''

Samuel Hahnemann em 1795.