22 de dezembro de 2014

CÁLCIO

Alguns aspectos do cálcio
 Cerca de 99% do cálcio é encontrado no organismo: nos dentes e nos ossos.  É o mineral presente em maior quantidade no corpo humano. O restante 1% esta presente no sangue nos neurônios e outros líquidos do corpo. A importância desse mineral no crescimento e na reprodução humana  bem como no fortalecimento dos ossos e dentes é muito bem conhecida.
As outras propriedades do cálcio incluem a coagulação do sangue o relaxamento, a contração muscular e a regulação do ritmo cardíaco.
 Os principais alimentos que contem cálcio são o leite e derivados ,algumas verduras como brócolis, couve, repolho, mostarda. Outras fontes de cálcio são peixes como a sardinha o salmão ostras e mariscos.
 A carência de cálcio pode ocasionar osteoporose levando a fraturas importantes, hipertensão arterial, raquitismo em crianças e  em adultos a osteomalácia. Atualmente estudos nos fazem pensar que a diminuição do cálcio  aumentem os níveis de hormônios que levam a TPM.
 A ingestão de cálcio diária recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças de 0 a 5 meses é de 400mg;para crianças de 5 a 12meses é de 600mg para crianças maiores e adultos é de 800mg. Na gravidez e lactação a IDR passa a ser de 1200mg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário